Coluna Secovi

Um setor que não para de se reinventar

Paulo André Jorge Germanos

O empreendimento imobiliário pode ser singelamente resumido em algumas etapas: o público-alvo e o produto (residencial, comercial, uso misto, industrial, turístico, lazer); o tipo (loteamento, edifício, condomínio horizontal, shopping, arena, escola, teatro); projeto, aprovação, financiamento, lançamento, comercialização, produção, entrega, administração, atendimento pós-venda.

Dentro desse sistema, o espaço para inovação é aparentemente limitado. Entretanto, empreendedores e profissionais do mercado estão sempre surpreendendo. E, nos últimos 22 anos, temos como confirmar isso: basta acompanhar os trabalhos vencedores do Prêmio Master Imobiliário, conferido pela Fiabci/Brasil e o Secovi-SP.

O Master serve de termômetro preciso para medir o grau de inovação que caracteriza as atividades da área. Ano a ano, surgem soluções ótimas para atender as mais diferentes necessidades imobiliárias da população, bem como para inspirar o setor na adoção de novos conceitos e práticas, não apenas no produto a ser ofertado, como também nas estratégias de marketing, modelos jurídicos, mecanismos de funding etc.

Importante salientar que, nessas duas décadas, a indústria imobiliária enfrentou diversos ciclos, influenciados pela dinâmica da economia e pelo ambiente político nacional. Houve períodos de notável desempenho, com recordes de lançamentos e vendas. Mas estes, sem dúvida, foram em número bem inferior às fases marcadas por enormes dificuldades, decorrentes de crises profundas, como a que enfrentamos atualmente.

Era de se esperar que essas oscilações repercutissem diretamente no volume e na qualidade dos trabalhos concorrentes. Seria natural que, nos momentos de desaceleração, o mercado canalizasse suas energias à sobrevivência. Entretanto, houve superação. O cases ganhadores do prêmio atestam que, apesar das dificuldades, a busca pela excelência é permanente, ao mesmo tempo em que sempre houve muita perseverança e resiliência.

Os premiados servem inegavelmente de exemplo para todos os que atuam no mercado. São inspiração para inovação cada vez maior.

No próximo dia 30 de agosto, teremos a 23ª cerimônia de entrega do Master Imobiliário. Será mais uma noite inesquecível. Afinal, o show que emoldura a solenidade tem de representar, da melhor forma possível, a excelência das iniciativas dos vencedores. E este é o grande desafio da comissão organizadora: fazer com que os mais de 1.200 convidados que, tradicionalmente, acompanham o evento, alcancem o real valor de cada um que sobe ao palco para receber seu merecido reconhecimento.

Tudo o que desejamos é mais uma vez poder dizer, no apagar das luzes de 30/8: missão cumprida! Afinal, os ganhadores já fizeram isso bem antes de nós, deixando claro que o setor nunca para de se reinventar.

*Paulo André Jorge Germanos é ex-presidente do Secovi-SP e coordenador da comissão organizadora do Prêmio Master Imobiliário


Convenção Secovi traça perspectivas do setor - Com o tema “Virando a página”, a Convenção Secovi 2017 avalia o contexto nacional e as perspectivas do mercado de imóveis. Reconhecido como um dos principais eventos do setor imobiliário nacional, a edição deste ano focaliza questões relevantes para todas as atividades da área, incluindo síndicos de condomínios. Com a presença de empresários e profissionais do Brasil e do Exterior, a Convenção acontece de 26 a 29 de agosto, na sede da entidade. Inscrições abertas. Informações: (11) 5591-1306 ou www.convencaosecovi.com.br.

26 de julho de 2017

Leia as colunas anteriores


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas