Cursos - Universidade Secovi

Evite problemas! Como se preparar para a gestão de crises de imagem de marca no mundo com redes sociais - 2ª turma

Das 9h às 12h

Objetivo:
No mundo contemporâneo, marca é um dos ativos mais valorizados pelos mercados. Contudo, com o empoderamento da sociedade, as marcas ficaram mais frágeis e expostas: aumento da quantidade de crises de marca, aumento da comunicação entre consumidores e aumento da velocidade de troca de informação. Redes sociais, Reclame Aqui, blogs de notícias sensacionalistas, o poder de comunicação está na mão da sociedade como um todo.  No competitivo mercado imobiliário, estar preparado para a gestão de crise de marca pode fazer a diferença entre a sobrevivência e a morte do negócio.

Público-alvo:
Responsáveis pela gestão de marca e comunicação de incorporadoras, incluindo profissionais de gestão, marketing, comunicação e agências. Demais públicos de interesse no mercado imobiliário.


Programação

Pré-requisitos:
Conhecimentos básicos de administração e marketing.

Competência
Ao final deste curso, o participante deverá ser capaz de:

- Entender e relacionar os principais conceitos de marca, sistema de informação de marketing e gestão de crise de marca;

- Criticar os processos atuais e localizar fragilidades;

- Organizar um processo básico de gestão de crise de marca de incorporadoras, envolvendo as atividades de prevenção, gestão e recuperação.

Ementa
- Contexto contemporâneo – Marcas mais fortes e mais fragilizadas

- Principais conceitos – marca, imagem, posicionamento, comunicação, crise de imagem, comitê de crise, sistema de informação de marketing, inteligência de marketing, pesquisa de marketing, comitê de crise.

- Gestão de crise, exemplos reais e simulações (RPG).

- Matriz de risco e sua elaboração.

Programa
- 1º bloco – Contexto contemporâneo, marca e a característica das crises de marca.

- 2º bloco – Gestão de crises de imagem de marca e a matriz de risco.

Estratégias de Aprendizagem
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar constantemente de ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um.
Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo, casos, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelo professores e alunos.

Avaliação da Aprendizagem
A avaliação é realizada considerando os seguintes critérios:

- Participação nas discussões em sala

- Participação nos exercícios individuais e em grupo em sala

Perfil do Docente:
Alexandre Borba Salvador

Professor, Palestrante e Consultor e Facilitador de Treinamentos

Professor de pós-graduação e MBA em grandes faculdades como ESPM, FIA, FGV e SENAC. Facilitador de treinamentos de desenvolvimento de líderes.

15 anos de experiência como executivo de Marketing, com passagem por bancos, empresas de tecnologia e empresas de alimentos e bebidas. Grande experiência em desenvolvimento de marcas, gestão de negócios, inteligência, gestão de crise de marca e processo de inovação. 

Doutorando em Administração de Empresas - Marketing pela FEA-USP. Mestre em Administração de Empresas – Marketing pela FEA/USP. Graduado em Administração de Empresas pela FEA/USP, com especializações em Administração de Marketing pela Madia Marketing School, Gestão de Produto pela ESPM, Gerenciamento de Produto pela FGV, Fundamentos da Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae e MBA Executivo pelo Insper.

Certificado:

Serão fornecidos certificados aos alunos que tiverem frequência mínima de 75%.

Referências Bibliográficas

CHIUSOLI, C. L.; IKEDA, A. Sistema de Informação de Marketing (SIM): ferramenta de apoio com aplicações à gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 2010. 

COOMBS, W. T. Protecting Organization Reputations During a Crisis: The Development and Application of Situational Crisis Communication Theory. Corporate Reputation Review, v. 10, n. 3, p. 163–176, 2007a. 

COOMBS, W. T. Attribution Theory as a guide for post-crisis communication research. Public Relations Review, v. 33, n. 2, p. 135–139, jun. 2007b. 

DE MATOS, C. A.; ROSSI, C. A. V. Consumer reaction to product recalls: factors influencing product judgement and behavioural intentions. International Journal of Consumer Studies, v. 31, n. 1, p. 109–117, jan. 2007. 

DEAN, D. H. Consumer Reaction to Negative Publicity: Effects of Corporate Reputation, Response, and Responsibility for a Crisis Event. Journal of Business Communication, v. 41, n. 2, p. 192–211, abr. 2004. 

LAUFER, D.; COOMBS, W. T. How should a company respond to a product harm crisis? The role of corporate reputation and consumer-based cues. Business Horizons, v. 49, n. 5, p. 379–385, set. 2006. 

LIPOVETSKY, G. Metamorfoses da cultura liberal. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004. 

MATOS, C. A. DE; VEIGA, R. T. Os efeitos da publicidade negativa nas atitudes dos consumidores. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 10, n. 2, p. 69–86, 2003. 

ROSA, M. Como lidar com crises de imagem: a síndorme de Aquiles. São Paulo: Editora Gente, 2001. 

SALVADOR, A. B.; IKEDA, A. A. Big Data Usage in the Marketing Information System. Journal of Data Analysis and Information Processing, v. 2, n. August, p. 77–85, 2014. 

SALVADOR, A. B.; IKEDA, A. A. BIG DATA NA GESTÃO DE CRISE DE MARCA: UM ENSAIO EXPLORATÓRIO. RIMAR, v. 5, n. 1, p. 3–14, 2015. 

SALVADOR, A. B.; STREHLAU, V. I.; IKEDA, A. A. LOCAL CRISIS OF GLOBAL BRAND AND MONITORING OF USE OF SOCIAL MEDIA. Remark, v. 14, n. 4, p. 438–450, 2015.

Carga horária: 6 horas

Informações Importantes:
1- 
Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2- Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

  • O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.

O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3- Inclui material didático fornecido pelos docentes, (disponibilizado na área do aluno), coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
4- A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.


PONTUAÇÃO

 

INVESTIMENTO

Curso Completo
Participantes À vista com desconto Parcelado
Sócios Secovi R$ 440,00 2x R$ 229,00 8x R$ 64,00
(Somente cartão De Crédito)
Representados R$ 495,00 2x R$ 257,00 8x R$ 72,00
(Somente cartão De Crédito)
Demais Interessados R$ 550,00 2x R$ 286,00 8x R$ 80,00
(Somente cartão De Crédito)

REALIZAÇÃO

INFORMAÇÕES

Contato: (11) 5591-1306 | universidade@secovi.com.br
Local: Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Mariana – Capital/SP

O Secovi-SP reserva-se o direito de alterar a data, os horários ou mesmo cancelar o curso/evento, dependendo do número de interessados


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