Institucional

INTERIOR - Como as novas tecnologias impactam o mercado imobiliário


Diretores e representantes regionais do Secovi-SP relatam como o bom uso das ferramentas está ajudando o setor a enfrentar os efeitos da pandemia

Nesta terça-feira, 5/5, ocorreu a segunda Live Secovi-SP com os diretores e representantes regionais da entidade. A transmissão contou com as presenças do vice-presidente do Interior, Frederico Marcondes César, como facilitador, e dos diretores Guido Cussiol Neto (Sorocaba), Thiago Ribeiro (São José do Rio Preto), e Milton Bigucci Júnior, presidente da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC). 

O representante do Secovi-SP no ABC iniciou os debates e salientou que o mercado imobiliário na região estava numa curva crescente antes do coronavírus, se recuperando de uma forte crise que abateu o setor nos quatro anos anteriores. “Com a pandemia, houve uma paralisação geral e as vendas foram a zero num primeiro momento”, contou Bigucci. Passados 30 dias do início da quarentena, o dirigente já observa uma leve recuperação das vendas. “Algumas comercializações já estão saindo.”

Em Rio Preto, o diretor regional Thiago Ribeiro pontuou que o decreto de flexibilização do funcionamento do comércio e serviços - assinado pelo prefeito Edinho Araújo (MDB) em meados de abril e que permitiu, por exemplo, a abertura das imobiliárias com acesso restrito e respeitando as normas sanitárias -, trouxe um novo fôlego aos profissionais da área. “A medida deu uma grande impulsionada na procura por imóveis e nossos associados sentiram um movimento diferenciado nos últimos dias", comentou. 

Guido Cussiol Neto, de Sorocaba, por sua vez, ressaltou os esforços das construtoras e imobiliárias da cidade na conquista de clientes via internet, que, somados aos bons patamares de juros e inflação do País, também vão ajudar na recuperação do mercado imobiliário paulista. “Estamos com uma expectativa mais positiva agora.”

Tecnologia em alta - Durante a transmissão, os dirigentes realçaram a importância da atuação on-line e de como o uso das novas ferramentas estão ajudando o setor a enfrentar o período. “O papel da tecnologia veio com uma força muito grande”, complementou Milton Bigucci. Com os estandes de vendas fechados, as empresas tiveram de reforçar seus sistemas on-line, e quem nunca havia investido em tecnologia, teve de se lançar nesse mercado. “Os leads aumentaram, assim como as sondagens”, arrematou. 

Para o presidente da Acigabc, a crise provocada pela pandemia acelerou em pelo menos dois anos a digitalização de vários processos dentro do setor. Outro movimento resultante da situação, segundo ele, foi a contratação de corretores de imóveis on-line por conta do fechamento dos plantões de venda. “O isolamento fez com que as pessoas procurassem tudo pela internet e os imóveis tiveram grande destaque”, afirmou Bigucci Júnior, acrescentando que os investimentos em marketing digital também ajudaram a fortalecer as empresas do ramo durante a quarentena. 

Tour virtual pelo stand de vendas, galerias de fotos dos imóveis, reuniões e fechamentos de contratos de forma virtual. “Todas essas ferramentas, atreladas à economia de tempo - que deixamos de perder parados no trânsito das grandes cidades -, são realidades que vieram para ficar. Por isso, acredito que sairemos mais forte desse cenário desafiador”, observou Marcondes César. “O caminho é observar por onde o cliente se comunica com você de uma forma mais fácil e seguí-lo”, acrescentou Thiago Ribeiro. Em Rio Preto, de acordo com ele, visitas simuladas envolvendo o recurso de realidade virtual também foram utilizadas. “Este é um período de muito aprendizado para todos.” 

Ao abordar as expectativas para 2020 no cenário pós-pandemia, o vice-presidente do Interior do Secovi-SP, Frederico Marcondes César, lembrou que o crescimento do mercado imobiliário nas principais cidades paulistas no último ano estava bem estruturado, o que garante boas condições na retomada das atividades. “Teremos um cenário pronto para a recuperação do setor, dada à pujança do interior paulista”, finalizou. 

Para conferir essa transmissão na íntegra, acesse.

A próxima Live Secovi-SP que irá abordar o mercado imobiliário do interior paulista acontecerá dia 12/5, às 18 horas. Dessa vez, os convidados serão a diretora regional do Secovi em Campinas, Kelma Camargo, e o presidente da Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região ), Paulo Oliva. Para participar das próximas transmissões, acesse www.secovi.com.br e faça a sua inscrição. Aproveite e fique por dentro da programação de lives.  

Autor: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas