Institucional

Convenção Secovi 2019 começa neste domingo


Um dos maiores eventos da indústria imobiliária nacional se estende até terça-feira, 27. Confira a programação completa.

Ainda é possível se inscrever para participar da Convenção Secovi 2019. Neste ano, o evento focaliza desafios e mudanças do mercado imobiliário que têm se refletido em novos modelos de negócio, produtos e serviços inovadores.

O evento se inicia no domingo (25/8) com visitas técnicas a dois empreendimentos de destaque da capital paulista: o Cidade Matarazzo, do Grupo Allard, na região da Avenida Paulista; e a nova sede do colégio São Luís, nas imediações do Parque do Ibirapuera.

Na segunda-feira (26/8), a abertura solene conta a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, dentre outras autoridades.

Na sequência, o painel “É agora ou quando?” debate o presente momento político-econômico do Brasil e as perspectivas em relação a temas de repercussão nacional e internacional, como as reformas necessárias ao Brasil, o ambiente político e as ameaças externas. 

Alexandre Allard, presidente do
Grupo Allard

Participam da conversa o economista-chefe do Morgan Stanley da América Latina, Arthur Carvalho; o economista-chefe da Rio Bravo Investimentos, Evandro Buccini; o presidente do Livres, Paulo Gontijo; e o presidente da Fiabci Brasil e vice-presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna. O jornalista Rafael Colombo, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, media o debate.

No painel urbanístico, Alexandre Allard, presidente do Grupo Allard; Fernando Chucre, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo; e Raul Juste Lores, editor-chefe da revista Veja São Paulo, discutem projetos que resgatam importantes áreas de São Paulo e como iniciativas do calibre do Cidade Matarazzo contribuem para requalificar espaços da cidade.

Fernando Kimura, especialista em inovação e neuromarketing, explica como as empresas devem se preparar para oferecer a experiência que o cliente quer.

Nos painéis da tarde, o mercado de coworking em cidades do interior paulista entra em pauta com o CEO da Regus, Tiago Alves. Na área tecnológica, representantes da Microsoft e da IBM apresentam plataformas que oferecem soluções integradas ao mercado imobiliário.

Rafael Menin, CEO da MRV

O árido terreno da insegurança jurídica – leis dúbias, normas que se sobrepõem, exigências que surgem ao sabor do burocrata de plantão –, as ameaças que rondam os negócios imobiliários e formas de mitigá-las são o tema do debate entre o presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins; o advogado Marcelo Terra e o empresário Nicolau Sarquis.

Ainda no campo jurídico, advogados especialistas em direito digital explicam o impacto da nova Lei Geral de Proteção de Dados, enfocando os princípios e as melhores práticas que devem ser atendidos pelas empresas.

Marco Poli, professor do Insper; e Maurício Martinez, gerente da Oxigênio Aceleradora, falam sobre o que as organizações tradicionais (conhecidas como lineares) podem aprender com as organizações exponenciais – aquelas que faturam 10 vezes mais em relação às demais empresas. Isso se deve à adoção de uma série de fatores, como a desmaterialização, migração digital sob demanda, equipes enxutas e, acima de tudo, utilização do relacionamento com comunidades e pessoas para impulsionar o crescimento.

Paula Macedo, head da EmbraerX

Em um painel dedicado às fintechs, o debate aborda como essas startups se enquadram no mercado de crédito imobiliário e o que os agentes financeiros estão estruturando para fortalecer as operações de crédito aos incorporadores. Participam da conversa Luis Peyser, sócio do i2a Advogados; Guilherme Bruno, fundador da Homeland; Francisco Perez, head da Glebba Investimentos; Odair Senra, presidente do Sinduscon-SP e diretor da Brio Investimentos Imobiliários; e Gilberto Duarte de Abreu Filho, presidente da Abecip.

A micromobilidade – fenômeno proporcionado por meios alternativos, como bikes e patinetes – e o futuro dos deslocamentos na cidade são o tema do painel encabeçado por Danilo Mansano, diretor de operações da Grow (Grin e Yellow); e Paula Macedo, head de estratégia da EmbraerX.

Na terça-feira (27/8), a programação se inicia com o painel Panorama do Mercado Imobiliário, com a apresentação dos mais recentes números de lançamentos e vendas de imóveis residenciais, imóveis usados, locação residencial, mercado turístico-imobiliário, loteamentos e habitação econômica. Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP, comanda o painel e, na sequência, faz um debate com Rafael Menin, CEO da MRV; Meyer Nigri, fundador e vice-presidente do Conselho de Administração da Tecnisa; Guilherme Paulus, presidente do Grupo GJP Hotels e fundador da CVC; e Leandro Melnick, CEO da Even.

Letícia Pozza, cientista de dados

Flavio Amary, secretário estadual de Habitação de São Paulo; e Rodrigo Luna, do Secovi-SP, abordam os programas de Estado para fomento da produção habitacional. Paralelamente, Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da Innoscience, fala sobre como levar inovação para dentro de empresas consolidadas.

Na parte da tarde, temas relacionados ao mercado de loteamentos e desenvolvimento urbano são analisados por especialistas do setor e por agentes da esfera pública.

Fazendo uma imersão no mundo dos dados e como aproveitá-los em prol dos negócios, a estrategista de dados e co-fundadora da Odd.Groou Letícia Pozza e o professor de geomarketing da ESPM João Eduardo Caetano palestram no painel “O match perfeito”. Em foco, como a tecnologia e os dados facilitam a decisão sobre o que fazer, onde fazer e para quem vender.

A diversidade no mundo empresarial – seja de gênero, etnia, orientação sexual, cultural, entre outros –, como ela melhora a competitividade dos negócios e cases de sucesso serão o mote de painel com Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos; Ruy Shiozawa, presidente do Great Places To Work; e Thomar Dorr, sócio da Mckinsey & Company.

O lançamento do Manual de Melhores Práticas para Multipropriedades Turísticas – mercado que deve movimentar aproximadamente R$ 22 bilhões em Valor Global de Vendas neste ano – também tem espaço dentro da Convenção.

Marcelo Tas, comunicador

Encerra a programação a palestra do comunicador Marcelo Tas, que enfoca as transformações digitais e seus impactos na relação entre empresas e pessoas.

Interessados em participar da Convenção Secovi 2019 devem se inscrever pelo site www.convencaosecovi.com.br. A iniciativa tem o patrocínio de Atlas Schindler, Grupo Souza Lima, OLX e Abrainc na cota Diamante; Intelbras e Comgás na cota Ouro; Mega Sistemas, Regus e Porto Seguro na cota Prata.

Jornalistas interessados em cobrir o painel devem se credenciar pelo e-mail imprensa@secovi.com.br.

Confira os melhores momentos da Convenção Secovi 2018.

Autor: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas