Administração de Condomínio

Enacon debate temas atuais do dia a dia das administradoras


Encontro Nacional será realizado nos dias 9 e 10/11, em formato hibrido. Confira a programação e inscreva-se!
Moira de Toledo: "Os conteúdos e palestrantes foram cuidadosamente definidos"

Neste momento de incertezas, quando o mundo está dando os primeiros passos rumo à ‘normalidade pós-pandemia’, o 17º Encontro Nacional das Administradoras de Condomínios - Enacon se propõe a apresentar respostas diferentes aos questionamentos do setor.

O evento para empresários e profissionais de administradoras de imóveis e condomínios acontece nos dias 9 e 10/11, em formato híbrido (on-line e presencial), no Milenium Centro de Convenções (Rua Doutor Bacelar, 1.043 – Vila Mariana), em São Paulo.

Moira de Toledo, diretora executiva da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, convida a todos para participar desse tradicional evento voltado às administradoras. “Vamos debater o que há de mais atual no nosso segmento. Os conteúdos e palestrantes foram cuidadosamente definidos para falar sobre diversidade, ESG e LGPD aplicadas ao dia a dia das administradoras e dos condomínios, transformação digital, inovação, reputação nas redes sociais, posicionamento de marca e muitos outros assuntos”, destaca. “Mas não é só isso. O temário supera as questões de administração condominial e tem a ver também com o que há de mais atual em termos de gestão”, adiciona.

Programação – No dia 9/11, o evento inicia às 13 horas, com a presença de Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, e participação de Basilio Jafet, presidente do Sindicato e reitor da UniSecovi.

Jornalista Juliana Rosa no painel "Hora de fazer as contas"

O primeiro painel vai tratar da “Evolução do setor”, com palestras de Moira de Toledo; Sérgio Meira de Castro Neto, diretor de Condomínios da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios e coordenador do Conselho de Síndicos do Sindicato; e José Roberto Graiche Júnior, presidente da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo). Os especialistas vão apresentar as ações de superação durante a pandemia e outras que foram implementadas no ajuste de planejamentos e atitudes a novos padrões de comportamento e negócios.

“Hora de fazer as contas” é o tema do painel no qual Juliana Rosa, jornalista de economia há mais de 20 anos e analista de economia da Band TV, Bandnews e Rádios Bandnews e Bandeirantes, faz parceria com Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP. Eles darão dicas para que todos possam antever os impactos do aumento da inflação na operação das administradoras e na gestão condominial. Vale a pena conferir.

Lisa Barbosa Alves Lima no painel GPD: riscos e cuidados”

“Reputação e redes sociais” estará em pauta na palestra de Marc Tawil, jornalista e estrategista de comunicação. Ele vai explicar como um post ou comentário ingênuo é capaz de alavancar ou destruir reputações. “Ótima oportunidade para entender como as administradoras devem se preparar para administrar sucessos ou crises”, afirma Moira.

Tema relevante para as empresas, “LGPD: riscos e cuidados” será abordado no penúltimo painel do dia, reunindo Lisa Barbosa Alves Lima, integrante da Comissão de Direito Condominial do Ibradim e da Coordenadoria de Direito Condominial da OAB-SP; Rony Vainzofi, diretor do Departamento de Defesa e Segurança da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e coordenador do Grupo de Trabalho de Segurança Cibernética e consultor em Proteção de Dados Pessoais da Fecomercio; e Caio César Carvalho Lima, professor de Direito Digital e Proteção de Dados.

Para encerrar o primeiro dia do Enacon, Luís Rasquilha, CEO da Inova Consulting e da Inova Business School e professor da FIA e da Fundação Dom Cabral, é o protagonista do painel “Relacionamentos virtuais para problemas reais”.

Sandra Turchi no painel “Cúmplices no sucesso”

Novidades – O segundo dia do Enacon, 10/11, também começa às 13 horas, com painel sobre “ESG: é bom se acostumar com isso”, tema que será tratado por Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP; Leonardo Conde Villar Schneider, vice-presidente do Secovi Rio e do Conselho de Administração da FBN (Family Business Network); e Moira de Toledo.

Como criar cumplicidade entre empresários e colaboradores é a abordagem da palestra “Cúmplices no sucesso”, com Sandra Turchi, CEO da Digitalents, eleita como uma das 20 profissionais de Marketing mais influentes nas mídias sociais; e Elisa Tawil, idealizadora e co-fundadora do Mulheres do Imobiliário.

Como não podia deixar de ser, o Enacon 2021 contará com painel sobre questões jurídicas, coordenado por Rubens Carmo Elias Filho, presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-SP, da Comissão de Condomínios do Ibradim (Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário) e do Conselho Deliberativo da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo).

Elisa Tawil: “Cúmplices no sucesso”

Elias Filho conduz o pinga-fogo com Cristiane Carvalho Vargas, diretora de produção acadêmica da Agadie (Associação Gaúcha dos Advogados do Direito Imobiliário Empresarial), coordenadora técnica pedagógica da Uni Secovi do Rio Grande do Sul e membro da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB-RS; Luiz Ribeiro Júnior, presidente da 39ª Subseção da OAB de São Bernardo do Campo, diretor jurídico da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradores de Condomínios do ABC), membro da Abami (Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário) e do Ibradim; Jaques Bushatsky, pró-reitor da UniSecovi, coordenador da Comissão de Locação e Compartilhamento de Espaço do Ibradim e da Comissão de Locação, Shopping Center e Compartilhamento de Espaços da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-SP; e Vitor Butruce, consultor jurídico do Airbnb.

“Gestão humanizada e antenada” é tema do painel com os jovens empresários Rodrigo Gebara, diretor financeiro da Hubert Gestão de Ativos Imobiliários e Outsourcing e Fundador da CondoLivre, fintech de crédito para o universo dos condomínios; Filipe Miguel Cassapo, diretor do LelloLab, o Laboratório de Inovação da Vida em Comum da Lello; e André Baldini, CMO da Superlógica.

Cristiane Carvalho Vargas no pinga fogo jurídico

Encerrando mais essa edição do Enacon, o publicitário e administrador de empresas Walter Longo fala para onde está indo o mundo, o que e como fazer e quais as consequências de nossas ações no painel “O fim da Idade Média e o início da Idade Mídia”.

O 17º Enacon é patrocinado por Atlas Schindler, Superlógica e Helloo (Diamante), Souza Lima (Ouro), Airbnb e Empresta Capital (Prata) e Cashme (Bronze).  Apoio: Mulheres do Imobiliário.

Inscreva-se!

Protocolos sanitários - O evento seguirá todos os protocolos de segurança recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelas autoridades sanitárias (uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, higienização de ambientes e equipamentos, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social em todos os espaços).

É obrigatória a apresentação do comprovante (impresso ou digital) de vacinação contra a Covid-19.

Autor: Assessoria de Comunicação - Secovi-SP 


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • UniSecovi