Institucional

INTERIOR - Os impactos da pandemia nas cidades paulistas


Repercussões nos mercados de Campinas e Jundiaí foram debatidos em Live do Secovi

Na última terça-feira, 12/5, a Live Secovi-SP trouxe mais um debate com diretores e representantes regionais da entidade para debater os impactos da Covid-19 no interior paulista. Dessa vez, as discussões focalizaram os mercados imobiliários de Campinas e Jundiaí.

Kelma Camargo, diretora regional do Secovi-SP em Campinas, lembrou que a cidade vinha apresentando um bom crescimento no setor em 2019 e no começo deste ano, cenário que sofreu uma grande alteração após o aumento do número de casos do novo coronavírus e a consequente decretação da quarentena no Estado, no fim de março. “Quando veio a pandemia, as compras de imóveis retraíram muito. Nas últimas semanas, felizmente, começamos a ver uma recuperação tímida e gradativa”, comemora.

O presidente da Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região) e representante do Secovi-SP na localidade, Paulo Oliva, relatou a inércia observada no mercado imobiliário do município logo após o início da quarentena. “O que estava em tratativa acabou sendo negociado. Já em abril tivemos uma considerável queda nas vendas”, disse, enfatizando que as comercializações de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida foram menos afetadas do que a de outros perfis.

Uma boa notícia relatada pelos dirigentes foi a baixíssima ocorrência de distratos, tanto em Campinas quanto em Jundiaí, embora os pedidos de renegociação terem sido recorrentes. “Tivemos alguns pedidos de ajustes de prazos e valores para pagamento após a pandemia”, disse Kelma. “Em Jundiaí, as negociações foram importantes, inclusive, para evitar o distrato”, acrescentou Oliva.

Para incentivar novas vendas, o uso da tecnologia é visto como primordial. O representante do Secovi-SP em Jundiaí conta que visitações virtuais, vídeos das unidades e transmissões ao vivo são algumas das ferramentas utilizadas. “Outra ideia que queremos implementar para movimentar o setor é um feirão on-line de imóveis com boas oportunidades para os clientes”, adianta. Paulo Oliva comemorou, ainda, o fato de ter realizado, em abril, sua primeira venda 100% on-line para um casal de Jundiaí. “Foi algo que mudou a nossa história e que agora veio para ficar. ”

Desafio - Por sua vez, uma das áreas mais afetadas foi a de locação, em especial a comercial. Kelma Camargo relata que os pedidos de renegociação de aluguéis de imóveis comerciais foram muitos e tiveram de ser conduzidos com muito cuidado  . “Em muitos casos, trabalhamos com renegociação de parte do aluguel para pagamento posterior, e não com perdão. Na área residencial, tivemos pedidos muito pontuais”, comentou.

Das interações com o poder público neste período, Paulo Oliva destacou o convite da Prefeitura de Jundiaí para reunir os diversos setores e discutir soluções conjuntas de enfrentamento da crise. Kelma Camargo disse ter sido surpreendida positivamente pelos setores envolvidos com aprovação de projetos, que continuaram atendendo, mesmo virtualmente, enviando análises e auxiliando no encadeamento dos processos. “Campinas teve uma reciprocidade muito grande por parte dos órgãos públicos”, concluiu.

Ao final da transmissão, o vice-presidente do Interior e facilitador da Live, Frederico Marcondes César, reiterou que os relatos dos dirigentes trazem a segurança de que, após a pandemia, temos um cenário pronto para a retomada segura do mercado imobiliário no Estado. “Sairemos mais fortalecidos desse momento”, finalizou.

Para assistir a íntegra da conversa, acesse 

Na próxima terça-feira, 19/5, às 18 horas, teremos uma nova live, dessa vez, com as presenças de Marcos Mellão, presidente da AIAT e representante do Secovi-SP em Barueri e entorno, e de Paulo Cunha, diretor regional do Secovi em São José dos Campos, que irão analisar o impacto da Covid-19 em suas regiões. Participe!

Autor: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas