Administração de Condomínio

Marketing do futuro em pauta no Enacon 2018


Especialista destaca o poder das emoções, sensações e sentimentos nas campanhas
                                    Fernando Kimura participou do Enacon 2018

O segundo painel do Enacon 2018 – Encontro Nacional da Administradoras de Condomínios –, em 7/11, contou com a palestra de Fernando Kimura, especialista de inovação em comunicação e neuromarketing.

Ao debater o Marketing do Futuro, Kimura falou sobre o poder das emoções, sensações e sentimentos nos processos de venda e divulgação de marcas e produtos. Explicou que as marcas constroem posições em nossas mentes, por meio de hábitos de consumo que, muitas vezes, perduram por várias gerações. “Esse é o grande desafio das marcas no atual momento, o de fazerem as pessoas comprarem sem perceber ou porque a simbologia daquele nome já nos remete automaticamente à qualidade”, comentou.

O palestrante ressaltou ainda que é possível elencar alguns motivos que levam as pessoas a comprarem, como necessidade de inclusão, conquista, emoção, necessidade, desejo, status, prazer e inveja, características que são analisadas detalhadamente nos processos de formatação das campanhas publicitárias. Kimura explicou também como vencer a concorrência, mesmo se ela estiver situada bem ao seu lado. “Um grande exemplo é a Rua São Caetano, em São Paulo, conhecida como a Rua das Noivas. Lá, todos vendem o mesmo produto, mas provocam emoções diferentes em seus clientes e se destacam de um determinado jeito”, pontuou.

Para encerrar, o especialista destacou o papel da criatividade na diferenciação entre as empresas. “Inovação requer mais que dinheiro, precisa também de ousadia. Um exemplo é o de uma grande empresa de software de Portugal que estava com as vendas muito baixas. Eles escolheram duas crianças, filhos de funcionários, para demostrarem um novo produto da marca. O vídeo, gravado de forma amadora, alcançou 1,5 milhão de visualizações em um único dia”, finalizou. 

Uma exposição de produtos e serviços para o segmento condominial completou a programação do Enacon, que contou com o patrocínio de Bradeco, Atlas Schindler, Comgas, Itilligence, Fortnox, Leroy Merlin, Vivo, Vila Velha, Intelbras, Carboroil, Empresta Capital, Graber, Grupo GBS, Group Software e Techem.

Confira o álbum de fotos no Flickr

Autor: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas