Notícias

Mensagem de Natal aos síndicos

Por Juraci Baena Garcia(*)
15/12/2009

Dizem que Papai Noel existe. Sem entrar no mérito desta questão, vamos admitir em tese sua existência e imaginar quais seriam os pedidos que os síndicos colocariam dentro da meia, embaixo da árvore de Natal, carinhosamente montada na sala, ao lado da lareira.



Período de final de ano é como uma brisa deliciosa no rosto, todo mundo ?baixa a guarda?, como numa espécie de pacto social que propicia uma pequena e necessária pausa para respirar. Afinal, ninguém é de ferro.



Voltando ao tema, listamos alguns ?presentes de grego? parte integrante do pacote de obrigações típicas da função: resolver problemas com barulho, animais, vazamentos, crianças, inadimplência, providenciar reparos e obras e, ainda, sem falar na família, vitima indireta da função, responder com seu patrimônio perante as responsabilidades do cargo.



A pequena amostra das ?maravilhas? inerentes a esta atividade condominial, justifica adiantar uma lista com sugestões irrecusáveis de presentes que os condôminos podem propiciar, alegrando o Natal dos síndicos:



1) Inadimplência zero;

2) Zeloso cumprimento do Regimento Interno;

3) Compreensão e aprovação dos rateios necessários para os reparos e melhorias das áreas comuns;

4) Cobrar a participação ativa dos subsíndicos e conselheiros;

5) Participar nas assembléias;

6) Participar no planejamento das ações do mandato, consolidando um Plano Diretor;

7) Pleno reconhecimento do trabalho realizado ao final da gestão.



Claro que não temos a intenção de esgotar esta lista, que está aberta para outras sugestões. A nossa conclusão é que se não houver reconhecimento dos demais condôminos do papel exercido por este valoroso representante, certamente teremos outra espécie em extinção: o sindico condômino.



Exercer este cargo não tem preço (rs)! Somente quem passa ou passou pela experiência pode avaliar. Por estas e outras razões, nosso desejo é que em 2010, todos os síndicos ganhem muitos presentes, alem dos propostos neste texto! Afinal, vocês merecem.



Boas festas!





Comente esta notícia

Meu Secovi

Secovi Informa

Mantenha-se atualizado sobre o mercado imobiliário.

Receba nossa newsletter

Associados

Encontre uma empresa associada:

Ainda não é um associado?

Associe sua empresa

 


  • Ampliar
  • Biblioteca Secovi
  • Câmara de mediação Secovi
  • Condomínios Secovi
  • GeoSecovi
  • Milenium
  • PQE Secovi
  • Rede Secovi de Imóveis
  • Universidade Secovi