Administração de Condomínio

Monja Coen encerra primeiro dia do Enacon 2018


Com a palestra Como lidar com as pessoas, a missionária budista deixou aos participantes uma mensagem de comunhão e tolerância
Monja Coen: seres humanos se reconhecem pelas semelhanças

Antes de iniciar sua palestra Como lidar com as pessoas, que encerrou o primeiro dia do Enacon 2018, Monja Coen fez com os participantes um exercício de respiração consciente. De acordo com a missionária budista, respirar melhor e oxigenar todas as células do corpo físico leva o indivíduo a atingir o estado de “presença absoluta e consciência corporal” que, por sua vez, desperta a sensibilidade, o respeito e a clareza de raciocínio. Esse processo foi comparado ao de afinar um instrumento musical. “Temos de nos afinar várias vezes ao dia e agradecer sempre.”

A palestrante lembrou que todos pertencem a uma única família, a humana, e que é preciso reconhecer aspectos individuais nos outros, lembrando que todo ser humano quer ser incluído e reconhecido. “Não há dois seres humanos iguais, mas nos reconhecemos pelas semelhanças”, disse.

Cultivar o bem e os princípios éticos capacita o ser humano ao exercício da sabedoria e intuição. Assim, aprende-se a superar desafios, silenciar para escutar o outro e dialogar sem insultar o outro. Essas qualidades devem ser usadas nas reuniões de condomínios, a fim de torná-las agradáveis, atraentes e produtivas, porque os ânimos costumam se alterar. Para conter a raiva, uma vez que é impossível agradar a todos os moradores de um empreendimento, Monja Coen propôs que os responsáveis por conduzir as assembleias ouçam a todos, evitando dar poder àqueles que podem desestabilizar o ambiente com a raiva. “Tome nota de tudo o que elas dizem e as inclua. Acolham as pessoas como elas são. Nessas reuniões, exerçam a gentileza, o cuidado, o agradecimento e o respeito, e minimizem os conflitos.”

Flavio Amary, Monja Coen e Hubert Gebara

Outras recomendações da missionária budista: pensar, planejar corretamente e escolher colaboradores que trabalhem com excelência, criar rodas de conversas e se comunicar de forma amorosa. “Agradeça sempre e aprecie a existência. Nada nos pertence. Erros e acertos nos levam a seguir em frente, basta rever as rotas. Exercer o bem, apreciar a beleza, a arte e os amigos confiáveis permitem ao ser humano enxergar que a vida não deve ser unicamente material”, concluiu.

Uma exposição de produtos e serviços para o segmento condominial completou a programação do Enacon, que contou com o patrocínio de Bradeco, Atlas Schindler, Comgas, Itilligence, Fortnox, Leroy Merlin, Vivo, Vila Velha, Intelbras, Carboroil, Empresta Capital, Graber, Grupo GBS, Group Software e Techem.

Confira as fotos do evento no flickr do Secovi-SP.

Autor: Assessoria de Comunicação - Secovi-SP


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas