Institucional

Quarta edição do Anuário do Mercado Imobiliário traz informações de imóveis sem garagem


Em uma única publicação, Secovi-SP reuniu informações de todos os segmentos representados pela entidade
Publicação foi divulgada dia 27/3

Nesta quarta-feira, 27/3, o Secovi-SP lançou a quarta edição do Anuário do Mercado Imobiliário com dados do ano de 2018. Desenvolvida pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP, a publicação traz informações amplas do setor, com números de lançamentos e vendas de imóveis novos no Brasil, na cidade de São Paulo, nos municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e no Interior do Estado.

Na abertura do evento, Basilio Jafet, presidente do Sindicato, destacou a qualidade das informações divulgadas no Anuário e que, neste momento de disseminação de fakes news, faz toda a diferença acessar dados confiáveis e relevantes, porque permitem aos empresários planejarem as ações futuras. “Decisões são tomadas com base em expectativas.”

O dirigente destacou as medidas necessárias para o reaquecimento do mercado imobiliário, e que não dependem da atuação exclusiva dos empresários. A primeira delas é a aprovação da Nova Previdência, para que os investimentos externos voltem a acontecer no País e gerem novos empregos. As outras ações importantes e urgentes são a calibragem da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (Lei de Zoneamento) da cidade de São Paulo, a fim de corrigir equívocos técnicos e conceituais, como diminuir os valores de outorga onerosa dos terrenos de remanso – aqueles que ficam de fora dos perímetros do Eixo de Estruturação Urbana; flexibilização do artigo 174 da lei, que limita a quantidade de vagas de garagem possíveis nos empreendimentos em áreas de Eixo, o que tem levado as empresas a lançarem imóveis muito parecidos, tornando o produto imobiliário e a cidade homogêneos, e a alteração do gabarito dos prédios, para permitir a construção de edifícios com mais andares nos remansos.

Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP, detalhou algumas das informações contidas na publicação, que leva até o leitor análises da macroeconomia e de financiamento imobiliário, além de informações do Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo) referentes ao segmento de lotes; de preços de imóveis de terceiros; de locação residencial e de condomínios na cidade São Paulo. Tudo isso ricamente ilustrado com gráficos, tabelas e mapas elaborados pela ferramenta GeoSecovi.

Esta edição do Anuário traz, inclusive, uma novidade: Pesquisa do Mercado de Loteamentos, com amostragem de empreendimentos de 55 cidades do Estado de São Paulo, e desenvolvida em parceria com a Aelo (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano) e a consultoria da Brain - Bureau de Inteligência Corporativa.

Faça download do material e tenha sempre por perto o que há de melhor em informação setorial.

Autor: Assessoria de Comunicação - Secovi-SP


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas