Administração de Condomínio

Secovi-SP orienta condomínios sobre os cuidados no atendimento ao Censo 2022


Por meio da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios, o Secovi-SP está colaborando com o IBGE, a fim de orientar síndicos, gestores condominiais e profissionais de administradoras na coleta dos dados
 O agente censitário estará identificado com boné,
  colete e o crachá do IBGE.

Após dois anos consecutivos de adiamento, por causa das restrições impostas pela pandemia e pelos recursos orçamentários, a partir de 1º de agosto será iniciado o Censo Demográfico 2022, que costuma ser realizado de 10 em 10 anos. O Censo é a única pesquisa domiciliar que vai a todos os 5.570 municípios do País.

O objetivo é oferecer um retrato da população brasileira e das condições domiciliares. As informações obtidas subsidiam a elaboração de políticas públicas e decisões dos governos relacionadas com a alocação de recursos financeiros.

A exemplo do Censo 2020, o Secovi-SP, por meio da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios, está colaborando novamente com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Representantes do IBGE estiveram em evento no Secovi-SP, no último dia 29/6, para apresentar e orientar os síndicos e profissionais de administradoras sobre a operação censitária. “Pedimos a colaboração dos síndicos, gestores condominiais e profissionais de administradoras para que orientem os funcionários e moradores, auxiliando os recenseadores na coleta de dados”, afirmou Sérgio Meira de Castro Neto, diretor de Condomínios do Secovi-SP.

Para Ana Lúcia Kazan, coordenadora de Comissões do Censo 2022 em São Paulo, “o apoio do Secovi-SP é muito importante, porque aproxima o IBGE das administradoras, que poderão orientar seus condomínios e facilitar a realização das pesquisas nestes locais, garantindo a segurança dos moradores e funcionários”, explicou Ana, informando que “os condomínios de alto padrão representam o maior desafio para o acesso dos recenseadores”.

Segundo o IBGE, normalmente um único recenseador é responsável por um setor censitário, ou seja, possivelmente será sempre a mesma pessoa que fará a pesquisa em determinado condomínio. O agente censitário estará identificado com boné, colete e o crachá do IBGE.

No crachá, terá a matrícula e um QR Code para remeter diretamente ao site específico para informações sobre a pesquisa, no endereço www.respondendo.ibge.gov.br. Neste site, também será possível confirmar a identidade do recenseador, que seguirá os protocolos sanitários de segurança contra a covid-19 (uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social).

O IBGE planeja agendar a coleta em dias e pontos comuns específicos (salão de festas, recepção, portaria) para que os moradores possam responder ao questionário. Segundo o IBGE, se os agentes não consigam aplicar as entrevistas na primeira ida aos domicílios, eles poderão fazer mais quatro revisitas aos mesmos endereços para tentar localizar os responsáveis.

Para agilizar a coleta de informações no Censo 2022, é possível a realização de agendamento da visita do recenseador ao condomínio, sendo disponibilizado um local em área comum onde o recenseador possa ficar para receber os moradores. 

Cada morador pode se dirigir ao local destinado ao recenseador para fazer sua entrevista. Caso o recenseador não consiga entrevistar todos os moradores durante o período pré-agendado, será necessário que retorne ao condomínio em dias e horários variados para finalizar sua coleta no local.

Confira as principais orientações:

- O síndico deve orientar os funcionários sobre a realização da operação censitário.

- Antes de liberar a entrada, o funcionário do condomínio deve checar todas as vezes a identificação do recenseador.

- Importante observar que, dependendo do porte do condomínio, poderá ser indicado mais de um recenseador, acompanhado - ou não - de um supervisor.

- Uma vez dentro do condomínio, o síndico pode reservar um espaço, como o salão de festas, para que o recenseador realize as entrevistas com os moradores, que poderão ser feitas inclusive no período noturno, finais de semana e feriados.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, acesse a Cartilha ou ligue para o 0800 7218181. 

 

Autor: Assessoria de Comunicação - Secovi-SP


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