Incorporação

Secretaria de Licenciamento quer criar facilidades para acabar com dificuldades


Meta de desburocratização foi apresentada pelo titular da SEL, Cesar Azevedo, em videoconferência promovida por duas vice-presidências do Secovi-SP
Portal do Licenciamento será lançado oficialmente dia 14/8

No dia 5/8, as vice-presidências de Incorporação e Terrenos Urbanos (VPITU) e de Assuntos Legislativos e Urbanismo Metropolitano (VPALUM) do Secovi-SP conduzidas, respectivamente, por Emilio Kallas e Ricardo Yazbek, promoveram videoconferência com Cesar Azevedo, secretário municipal de Licenciamento.

Na oportunidade, o secretário anunciou que, **no dia 14/8, será lançado o Portal do Licenciamento, plataforma digital que pretende, com agilidade e sem burocracia, aprovar eletronicamente projetos e emitir, automaticamente, os licenciamentos. No primeiro módulo, a Secretaria de Licenciamento (SEL) expedirá alvará a partir do recebimento de processo autodeclaratório.

Confiança – Defensor da simplificação dos processos elaborados a partir da autodeclaração, Cesar Azevedo ressaltou que o poder público deve partir da premissa que as informações declaradas pelas empresas são verdadeiras e que o projeto apresentado atende a todos os rigores legais.

Ele disse que caso alguma informação enganosa ou falsificada seja encontrada, a SEL formalizará reclamação junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), para que seja definida a penalidade ao profissional infrator. A secretaria vai assinar protocolo de intenções com o Conselho nesse sentido, e expandir para ações conjuntas de fiscalização, se for necessário.

O Portal do Licenciamento vai iniciar seu processo de aprovação simplificada e eletrônica pelos projetos de HIS (Habitação de Interesse Social), porque a demanda é maior. O secretário deixou claro que o objetivo da Pasta é “criar facilidades para acabar com dificuldades”.

Realidade virtual – Durante a reunião conjunta, Marcelo Dadian, executivo da OLX e membro da vice-presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos, analisou a atuação das empresas do setor imobiliário nas mídias eletrônicas. Para ele, as empresas devem se preparar melhor para atender os clientes remotamente e acelerar o investimento na digitalização de seus processos.

Dadian destacou que, embora a internet atraia compradores ou locatários, esses potenciais clientes só se decidem após visitarem presencialmente o imóvel ou o estande de vendas. Como forma de fidelização, ele falou sobre a necessidade de as empresas prestarem informações de qualidade e valorizarem seus produtos apresentando boas imagens (fotos em alta resolução), detalhes técnicos, mapas e plantas dos imóveis, com o uso de tours virtuais e apresentação das áreas comuns em realidade aumentada.

** O lançamento oficial do Portal do Licenciamento foi adiado e possivelmente acontecerá no final de agosto, com a presença do prefeito Bruno Covas e demais autoridades municipais. Voltaremos a informar. 

Autor: Assessoria de Comunicação - Secovi-SP


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas