Notícia

Sessão Solene na Assembleia homenageia os 70 anos do Secovi-SP


Cerimônia contou com a presença de parlamentares e de ex-presidentes, diretores e colaboradores do Sindicato, além de representantes de entidades de classe

A Assembleia Legislativa de São Paulo realizou na segunda-feira, 13/6, sessão solene em homenagem aos 70 anos do Secovi-SP, comemorados no sábado, dia 11. A sessão foi conduzida pela vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), que propôs a homenagem. A mesa foi composta por Marcos da Costa, presidente do conselho seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, representando o conselho federal; Rodrigo Garcia, secretário estadual da Habitação, representando o governador Geraldo Alckmin; deputado federal Ricardo Izar (PP-SP); e Flávio Amary, presidente do Secovi-SP.

Maria Lúcia destacou o permanente diálogo do Sindicato com autoridades governamentais, levando projetos e propostas que asseguram o desenvolvimento urbano e a oferta de habitação. “A importância se dá ainda por sua dupla responsabilidade, a de representar milhares de empresas situadas em São Paulo e também a de proporcionar moradia – o bem mais precioso de qualquer cidadão – para a população do nosso Estado.”

A deputada também cumprimentou Flavio Amary que, segundo ela, com seu conhecimento técnico, dinamismo, sua visão estratégica, energia e determinação, faz com que o Secovi-SP permaneça no topo de importância e reconhecimento da necessidade de uma boa atuação para ajudar o Brasil a sair desse caos econômico e social.

Para que possamos reverter a atual situação do País, Maria Lúcia acredita que é preciso que o Sindicato continue trabalhando como sempre tem feito para melhorar a oferta de moradia, trabalho, emprego e segurança para milhões de pessoas, de mais alta a mais baixa renda do Estado de São Paulo, "contribuindo de maneira direta e indireta para a diminuição do desemprego e atuando sempre com o compromisso pela qualidade de vida.

O secretário da Habitação, Rodrigo Garcia, ressaltou a alegria de representar o governador Geraldo Alckmin na sessão solene que a Assembleia realizou para homenagear os 70 anos do Secovi, “um sindicato que tem história, tradição, que ajudou a construir o desenvolvimento urbano no Estado de São Paulo, sendo referência para o restante do Brasil”.

Garcia disse que, se for feita uma pesquisa de qualidade de vida nas cidades brasileiras, será possível constatar que grande parte delas está no Estado de São Paulo. “Sem dúvida, isso é fruto e resultado do esforço do Secovi-SP nesses 70 anos, ao contribuir com o poder público por meio de sugestões, ideias, críticas, que ajudaram a desenhar o desenvolvimento urbano do nosso Estado”, afirmou. Para Rodrigo Garcia, é disso que o Brasil precisa neste momento: de sindicatos e de representantes da sociedade civil organizada que possam contribuir com seu futuro, não com pautas corporativistas, nem individuais, mas com pautas coletivas. Um sindicato que defende os interesses de seus representados, mas que pensa no bem estar coletivo e como pode se encaixar no desenvolvimento de um país.

Flavio Amary destacou a oportunidade de participar, como presidente do Sindicato, desta sessão solene convocada pela deputada, que é vice-presidente da Assembleia e está em seu quarto mandato, “o que muito nos honra como cidadão sorocabano, paulista e brasileiro”, disse Amary. “Quero registrar meu agradecimento em nome da entidade e como pessoa, por tudo o que você fez e faz, representando nossa sociedade, nossa cidade de Sorocaba e o País de maneira geral.”

O presidente do Secovi-SP lembrou que, desde os 11 anos, participa de entidades de classe, acompanhando o pai, que fazia questão de mostrar a importância, enquanto cidadão, de construir algo melhor, olhando para fora, para o coletivo, pensando na sociedade. “Há 23 anos, tenho frequentado o Sindicato, ocupando espaços e trabalhando em conjunto. Estão aqui hoje ex-presidentes, diretores e colaboradores e não é presença apenas física, mas de espírito. Descobri que, quando assumimos a presidência desta entidade, entregamos a nossa alma. A gente acorda, dorme e sonha pensando nos problemas e nas soluções. Aprendi também neste convívio com os ex-presidentes que temos sempre de buscar a construção de um País melhor.”

O Secovi-SP representa mais de 80 mil empresas no Estado de São Paulo, é o maior Sindicato do setor na América Latina, que completa 70 anos representando a indústria imobiliária, desde o desenvolvimento urbano, loteamentos, passando pela incorporação, intermediação e administração de imóveis, gestão patrimonial, administração de condomínios. “Enfim, é uma cadeia tão grande de empresas que representamos que o nosso trabalho fica cada vez mais amplo, mais importante para a sociedade, na busca de construção de uma cidade melhor”.

Amary ressaltou ainda o trabalho desenvolvido por Maria Helena Mauad no Ampliar, programa que qualifica dezenas de milhares de jovens em situação de risco social. Para termos uma indústria imobiliária forte, disse ele, precisamos ter também um País socialmente consolidado. Não adianta resolver o problema da nossa indústria se não resolvermos as questões sociais, políticas, econômicas.

“O Secovi-SP não pensa só na nossa indústria, mas no todo. Muitas vezes, adotamos uma posição política, não partidária, pois nosso partido é o Brasil. Dialogamos e pretendemos manter aberto o diálogo com todos os partidos, todos os níveis (município, Estado, União), todos os poderes (Legislativo, Executivo, Judiciário)”, afirmou, acrescentando que não só o presidente, mas também os vice-presidentes, diretores, ex-presidentes, funcionários, assessores, colaboradores sempre buscam o exemplo que vem da história e da tradição de construir um país melhor.

Amary disse que não podia deixar de registrar os saudosos ex-presidentes Abdul Waquil, Elbio Camilo, Geraldo Marcondes, Rafael Parisi, Paulo de Almeida Barbosa, Altino de Castro Lima, Caio Luis Pereira de Souza, que ajudaram na construção dessa entidade. “Meu papel na entidade é colocar mais um tijolo, dois, três ou quantos eu conseguir para ajudar na construção de uma entidade mais forte ainda e para continuar o trabalho de todos aqueles que me antecederam. Quero trabalhar bastante para mudar o nosso País e construir um Brasil melhor.”

Em nome dos ex-presidentes, da diretoria, dos colaboradores, Flavio Amary agradeceu a deputada Maria Lucia Amary e a Assembleia Legislativa de São Paulo pela importante e inesquecível homenagem feita para a entidade.

Prestigiaram também a sessão os deputados estaduais Antonio Salim Curiati (PP) e Itamar Borges (PMDB), ex-presidentes, diretores, membros do conselho consultivo, integrantes e colaboradores do Secovi-SP, o presidente do Sindicato de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, Alexandre Tireli, representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), de câmaras municipais e parceiros do setor imobiliário.

Autor: Maria do Carmo

Comente essa notícia


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi Condomínios
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas