Administração de Condomínio

Síndico desempenha importante papel na cadeia imobiliária


Neste 30 de novembro, Dia do Síndico, o Secovi-SP homenageia àqueles que se dedicam à gestão do condomínio

O Secovi-SP congrega toda a cadeia do setor imobiliário: o terreno, passando pela concepção e realização de um empreendimento, até a sua ocupação e gestão condominial. 

Na ponta final do processo está a figura do síndico. Poucos o enxergam dessa maneira, mas o síndico é um operador do setor imobiliário. Isto porque é ele o responsável por garantir o funcionamento e a manutenção de um edifício, seja residencial, comercial ou misto.

Da boa gestão depende a própria valorização do patrimônio. Condomínios preservados nunca perdem valor. Além disso, a boa gestão proporciona cotas condominiais mais adequadas, o que também é fator decisivo na hora de vender ou alugar. 

“O síndico, embora seja o ponto final da cadeia imobiliária, é também ponto de partida em tudo o que diz respeito à dinâmica do mercado de imóveis. A locação e a comercialização de unidades usadas dependem de prédios bem cuidados. O mercado de lançamentos, em boa parte alimentado por aqueles que vendem o imóvel antigo para comprar o novo, também. E isso sem falar nas inúmeras administradoras que existem para apoiar os síndicos no desempenho de suas funções”, afirma Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.

Há décadas, o Sindicato representa os síndicos de condomínios também com essa visão mais ampliada de sua decisiva função. “Como representante da indústria imobiliária, além do compromisso, a entidade tem feito tudo o que é possível para orientá-los, capacitá-los, entender suas necessidades, dar voz às suas demandas, enfim, torná-los cada vez mais bem preparados para operar”, adiciona Bernardes.

“A atuação do Secovi-SP, em relação aos síndicos, é um verdadeiro jogo de ganha-ganha. Temos amplo acesso a inúmeras informações e participamos diretamente de reuniões, eventos e debates, expondo nossas necessidades e expectativas. Contamos, enfim, com uma abertura institucional que faz chegar pleitos importantes a órgãos públicos e outras instâncias de poder”, afirma a síndica Lurdes Affonso, integrante do Conselho de Síndicos do Secovi-SP.

Lurdes afirma que, afora as publicações, consultas jurídicas e inúmeros outros serviços prestados, a entidade também proporciona importante networking. “A possibilidade de conversar com outros síndicos permite rica troca de experiências e várias soluções são encontradas, isso não apenas no âmbito do Conselho, mas em todos os eventos realizados – e olha que são muitos”, conclui Lurdes, que é síndica do seu condomínio há 26 anos.

Neste 30 de novembro, dia do síndico, o Secovi-SP homenageia   àqueles que se dedicam à gestão do condomínio.

 


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas