Coluna Secovi

É hora de antecipar tendências e influenciar decisões

Diego Velletri*

Deparamo-nos diariamente com uma gigantesca quantidade de dados e inovações. Dormimos de um jeito. Acordamos de outro. Acompanhar as sucessivas transformações se constitui em verdadeiro dilema para empreendedores e profissionais. Isso sem falar no ambiente político e econômico que ainda carece de maior definição – e principalmente reação.

Com a seguinte frase, o presidente do Secovi- SP, Basilio Jafet, resume precisamente o que o mercado imobiliário nacional está enfrentando: “O conhecimento é hoje a commodity de maior valor. Vivemos a era dos Apps, que mudam a forma de prestar serviços, modificam a intermediação, aumentam a eficiência. E como fazer frente a esse processo? Nossa missão é tentar colocar todos os agentes do setor imobiliário na mesma sintonia. Tarefa nada fácil, porém, não impossível. A base é a informação de qualidade, a pesquisa e, claro, muito diálogo, para que não fiquemos a reboque da inovação, mas tenhamos condições de ocupar o protagonismo no que diz respeito às transformações em nosso setor”.

Estamos todos ansiosos, o que impõe que saiamos da zona de conforto. Nossas atividades exigem equilíbrio para planejar e realizar. Envolvem elevados recursos financeiros, materiais e humanos, razão pela qual decisões mal calibradas criam um efeito dominó nada produtivo.

A única forma de preservar a serenidade é estar um passo adiante. Ou seja, antecipar as tendências e, assim, influenciar as decisões estratégicas, conferindo rumo certo aos nossos projetos e negócios.

Este é o principal objetivo da Convenção Secovi 2019, um dos maiores fóruns nacionais do setor, que realizamos de 25 a 27 de agosto, na sede da instituição, mais uma vez reunindo empresários, profissionais, autoridades, membros da academia, de entidades de classe e da sociedade para debater não apenas soluções de mercado, mas também uma agenda de desenvolvimento econômico e social, em um ambiente interativo e de qualificado networking.

Estruturamos o evento de forma a abordar todos os temas importantes, e que possam responder às inquietações do setor, a começar com uma análise sobre as condições de crescimento econômico.

Entre os vários assuntos, vamos debater crédito imobiliário, marketing, soluções tecnológicas, segurança jurídica, proteção de dados, panorama do mercado, gestão da informação, loteamentos e desenvolvimento urbano, perspectivas da habitação, multipropriedades, transformação digital, discussões sobre zoneamento e a aplicação de instrumentos urbanos, como os Projetos de Intervenção Urbana (PIUs) e, além de outros tópicos, como ser uma empresa exponencial.

Mais uma vez, a Convenção Secovi faz parte da “Semana Imobiliária”, também integrada pela 1ª edição do Rede Show, evento dedicado a empresas de intermediação e corretores de imóveis, e a 25ª cerimônia de entrega do Prêmio Master Imobiliário.

Uma coisa é certa: a Convenção deste ano fornecerá conteúdos e instrumentos para que sejamos pilotos, e não passageiros, no processo de transformações do mercado.

*Diretor do Secovi-SP e chairman da Convenção 2019

14 de agosto de 2019

Leia as colunas anteriores


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas